INFORMAÇÃO

DETALHES DA EMPRESA

EMPRESA:RACG, SOCIEDADE COMERCIAL LDA

513 929 169

Rua Dom Carlos I, 9 2ºG Sala A CP: 2500-148, União das Freguesias Caldas da Rainha (PORTUGAL)

  • No dia do espetáculo nas Bilheteiras da Praça de Toiros, a partir das 9:00 horas
  • bilheteira@palhablanco.pt
  • 987 654 321
  • www.toirosvilafrancadexira.com

ACESSIBILIDADE ÀS BANCADAS

Acceso puertas feria Vila Franca da Xira

HISTÓRIA

Mais de 100 Anos de História

A Praça de Touros Palha Blanco, de Vila Franca de Xira, comemorou um século em setembro de 2001.

Existiram, antes da atual, três praças de toiros no mesmo local, todas elas em madeira: uma sem a tradicional forma redonda, outra que já não conseguia responder às necessidades do público e, por fim, uma outra que ardeu. A praça definitiva é, então, construída em 1901, no tempo recorde de seis meses, por José Pereira Palha Blanco. Para tal reuniu uma sociedade por ações da qual fazia parte Amadeu Infante, o Conde de Cascais, Luís da Gama, Carlos José Gonçalves, Marciano Mendonça, Rodolpho Santos, entre outros. Esta praça surge com o objetivo de fazer face às despesas do Asilo Creche, uma instituição que, aquando da peste da pneumónica, acolheu muitas crianças órfãs. Mais tarde, a praça de toiros é doada à Santa Casa da Misericórdia.

Inaugurada, a 30 de setembro de 1901, a corrida desse dia contou com a presença de 12 toiros das ganadarias Palha Blanco, Luiz Patrício, Comendador Paulino da Cunha e Silva, Marquês de Castelo Melhor, António Vicente Santos e Eduardo Marques.

Uma grande tourada, em julho de 1905, transformou a praça num expoente máximo de prestígio. O rei D. Carlos honrou a corrida com a sua presença. Mais tarde e após a morte de José Pereira Palha Blanco, em 1937, a praça passou a possuir, na sua denominação, o nome do seu fundador.

Uma Praça Singular

Esta é, de facto, uma praça de características singulares pelo facto de ser a única do país onde se deram quatro corridas de toiros de morte (em 1925, 1927, 1976 e 1977) e pela primeira vez, na Península Ibérica, se realizaram nove corridas seguidas. As corridas de toiros de morte traduziram-se em grandes êxitos, contudo, os toureiros portugueses não escaparam à prisão. É também uma das poucas do país onde, até à data, não faleceu ninguém. Foram ali concedidas cinco alternativas a cavaleiros.

Considerada uma das praças com maior cartel, por lá passaram as principais figuras do toureio a pé e a cavalo, forcados e famosas ganadarias, que acabaram por fazer jus à designação de “Sevilha Portuguesa”, atribuída à cidade de Vila Franca de Xira.

EVENTOS ANUAIS

  • Feira do Toiro: Abril-Maio
  • Festas do Colete Encarnado
  • Feira de Outubro